Resumo Assembleia Geral Ordinária Digital 2024

Ocorreu em 23 de abril, a AGO digital da Banricoop.

Este ano, a pauta da assembleia incluiu, além da aprovação das contas da administração e distribuição de sobras, a eleição dos conselhos de administração e fiscal e outras propostas. Confira a seguir as deliberações dos cooperados:

Eleições do conselho de administração e conselho fiscal

A chapa eleita para o conselho de administração obteve 87,2% dos votos e está composta pelos seguintes cooperados, cujo mandato vai até a AGO de 2028:

Cirilo Thomas – Presidente
Adair Oliveira Dalenogari – Conselheiro
Dair Jose Segatto – Conselheiro
Edson F de Lima Bazana – Conselheiro
Francisco Edgar G Finamor – Conselheiro
Jorge Luiz Presotto – Conselheiro
Sandra Berto – Conselheiro

Os candidatos eleitos para compor o conselho fiscal, cuja gestão vai até a AGO de 2026 são:

Lucio Mello da Fonseca – Conselheiro Efetivo
Márcio Schardosin – Conselheiro Efetivo
Nelson Sassi – Conselheiro Efetivo
Cila Maria Vieira Dos Santos – Conselheira Suplente

Prestação de contas da administração é aprovada com 93,75% dos votos

O Relatório da gestão apresentado pela Diretoria trouxe as principais ações realizadas pela gestão no de 2023, focadas na aproximação com os cooperados, bem como a evolução dos números mais relevantes do negócio nos últimos 5 anos.

Os balanços e o demonstrativo da conta sobras e perdas foram detalhados pelo Presidente do Conselho, que explicou a origem e incremento dos valores.

A leitura do parecer da auditoria externa e do conselho fiscal foi realizada por representante deste órgão.

Destinação das sobras

A proposta de destinação das sobras aprovada está composta da seguinte forma: R$ 150 mil para o Fundo de Contingência, R$ 550 mil para o Fundo de Reserva para Impactos Normativos (Res. 4.966/Bacen) e o saldo remanescente de R$ 323 mil distribuído igualmente entre os cooperados que realizaram operações de crédito ou aplicações no ano de 2023.

Fixação de honorários e cédulas de presença

Aprovada por 76,2% dos votos, a proposta de reajuste de 4,5% sobre os montantes atualmente praticados, correspondente ao IPCA acumulado até fevereiro de 2024.

Política de Sucessão

A política de sucessão sofreu atualização, para atendimento de base regulamentar do Banco Central do Brasil. Confira o texto atualizado clicando aqui.

Regulamento de Auditoria Interna

Para estar em conformidade com as normas do Bacen, também foi aprovada atualização do regulamento de auditoria interna. Confira o texto atualizado clicando aqui.

Criação de Fundo de Reserva e respectivo regulamento

Com ampla explanação e demonstração sobre os impactos de regulamentação do Bacen (4.966/2021) que afetará todas as instituições financeiras a partir de janeiro de 2025, especialmente em relação às provisões para perdas incorridas e perdas esperadas associadas ao risco da carteira de crédito, foi aprovada a criação do Fundo de Reserva para Absorção de Impactos Normativos e seu respectivo Regulamento. O Fundo terá o aporte inicial de R$ 550 mil destinado das sobras distribuídas nesta assembleia. Confira o texto do Regulamento neste link.

Sorteio FATES

Com mais de 600 cooperados inscritos para concorrer às bolsas de estudos que são sorteadas anualmente na AGO, o sorteio foi realizado de forma on-line, tendo sido contemplados 57 cooperados e mais 11 suplentes. A lista completa dos sorteados pode ser conferida clicando aqui.

A AGO sempre é uma oportunidade de interação entre a gestão e os cooperados, além de dar transparência dos atos da administração. Cooperativismo se faz com participação! Participe!