Destaques

Reserva de emergência: tudo que você precisa saber para montar a sua

A vida é uma grande caixinha de surpresas, do nada, nos pega totalmente desavisados e temos que tentar lidar da melhor forma possível. E, quando o assunto é dinheiro, a reserva de emergência é a melhor maneira que pode te auxiliar para não sentir um “baque” tão forte.

O que é uma reserva de emergência?

Sabe aquele dinheiro que você tem guardado caso aconteça alguma coisa? Pois então, é ele mesmo!

Imagine um dia normal, tudo está acontecendo conforme o planejado e de repente, seu carro estraga e conserto dele é bem caro. Numa situação, onde o seu veículo é imprescindível, para levar as crianças para escola, ir para o trabalho e você não pode ficar sem ele. Você consegue ficar muito tempo sem ele? Não, porque além do seu carro ser cômodo, o gasto para se locomover em situações que já faziam parte da sua rotina ficará ainda mais alto. Para isso é preciso fazer uma reserva de emergência.

Tá, mas como criar?

A reserva de emergência deve ser baseada no seu custo de vida, ou seja, quanto você gasta todo mês para viver? Sabe quanto é? Então, antes de começar de fato a guardar dinheiro, é preciso fazer um planejamento e colocar todos os seus custos na ponta do lápis e saber exatamente onde você vai investir esse dinheiro. Depois disso, basta multiplicar pelo número de meses que desejar estar seguro.

Siga o passo a passo

Primeiro, você deve anotar desde suas despesas básicas e essenciais para sua sobrevivência e qualidade de vida: água, luz, condomínio, até os pequenos gastos como aquela saída com os amigos ou aquela blusinha que você colocou no carrinho de compras do seu site favorito.

Depois crie uma planilha no Excel ou, se não tem habilidade com o programa, anote na agenda de papel mesmo, também existem muitos aplicativos sobre gestão financeira que podem ajudar neste processo – importante é ter o controle real dos seus gastos e resultados.

Onde guardar

Durante o montante guardado os melhores investimentos para esse fundo são os produtos de renda fixa. Além de fazer o valor render, eles se caracterizam por deixar o dinheiro disponível para retirada a qualquer momento. Veja como investir com a Banricoop agora mesmo: Não faça seu pé de meia embaixo do colchão: invista com a Banricoop – Banricoop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.