Produtos Banricoop

O que avaliar na hora de trocar de carro?

Quem nunca teve dúvidas sobre o momento certo de trocar ou adquirir um automóvel? Quilometragem, custo de manutenção, conforto, financeiro. Tudo isso passa pela cabeça e por aquele check-list final. Sabemos que tudo isso importa na hora de avaliar, mas contar com algumas práticas fazem toda a diferença.

A primeira coisa que você precisa entender são suas necessidades e o motivo de estar adquirindo esse bem.

Uma pesquisa feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que ter um automóvel é um objeto de desejo dos brasileiros, principalmente, entre as gerações mais novas: cerca de 70% das pessoas de até 25 anos que participaram da entrevista declararam querer comprar um veículo.

E faz sentido! Carro é sinônimo não só de liberdade e independência financeira. Com ele, você consegue um verdadeiro salto qualitativo no padrão de vida, unindo conforto e segurança.

O planejamento e o conhecimento de algumas práticas fazem toda a diferença na hora de escolher o melhor carro para você e sua família. E foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo para você.

A seguir, mostramos alguns fatores que devem ser analisados antes de tomar essa decisão.

1. Planejamento financeiro

Depois de conhecer as formas de pagamento, você precisa organizar suas finanças para saber como e qual carro comprar. Independentemente do modelo escolhido é importante colocar todos os custos no papel.

Desenvolva um orçamento e estipule um valor limite para a compra, até para que fique mais fácil definir quais são as opções que se encaixam no seu perfil. Lembrando que, para manter um carro, há também todos os gastos adicionais de manutenção.

2. Faça pesquisas no mercado de automóveis

Uma das fases mais importantes na aquisição do primeiro carro é a pesquisa. É nesse momento que você terá contato com todas as possibilidades de compra e oferta. Por isso, é fundamental fazer um comparativo entre diferentes lojas, marcas e modelos. Por fim, não esqueça de acompanhar o índice de depreciação do veículo caso você queira trocá-lo mais tarde por um mais moderno ou até de outra faixa de preço ou estilo.

3. Confira todos os gastos do veículo

Outro fator muito importante que deve ser considerado são os custos de manutenção do veículo. Além disso, há também as taxas de licenciamento, IPVA, DPVAT e seguro e emplacamento.

Como falamos antes, as despesas com o uso do dia a dia também devem entrar na conta, e, nesses casos, deve-se considerar o gasto com combustível, estacionamento, revisões obrigatórias, trocas de óleo, entre outros itens.

4. Teste drive

Todo cliente tem o direito de fazer um test drive antes de comprar o carro que deseja. Recomendamos que você faça isso, sem receio. Peça para o vendedor lhe mostrar todo o desempenho do veículo: desde o motor até pequenos detalhes. É importante tirar todas as dúvidas.

5. Financiamento

As instituições financeiras oferecem diversas condições de financiamento. Cabe ao consumidor pesquisar as opções que melhor se adequam ao seu bolso e custo-benefício.

Verifique como funciona a liberação do financiamento, quais são as taxas de juros aplicadas e, principalmente, qual é o custo efetivo total do parcelamento (que encarece o valor das mensalidades a serem pagas, por causa da cobrança de taxas).

Aqui na Banricoop, você encontra diversos benefícios para adquirir o seu carro novo, e a melhor notícia é: o veículo pode já estar na sua garagem hoje e o pagamento só vai começar a ser feito em 2023.

Confira os benefícios:

Carência estendida: + de 4 meses

Taxas a partir de 0,79% a.m. + CDI (Taxas de acordo com avaliação de risco)

Prazo em até 100x

Limite: 100% da FIPE para compra, 90% da FIPE de veículos próprios, limitado a 10x a renda bruta

Garantias: alienação e seguro total do veículo

Veículos com até 10 anos de fabricação

Participação nos resultados financeiros (sobras) da cooperativa

Acesse o Feirão do Financiamento e faça a sua simulação agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.