Destaques, Educação Financeira

Autocuidado financeiro: veja como praticar e iniciar

Quando falamos de bem-estar muitas coisas passam pela nossa cabeça: saúde, qualidade de vida e, principalmente, a tranquilidade financeira, ainda mais no início do ano. E de fato tudo isso é autocuidado, tudo aquilo que fazemos para melhorar nossas condições.

Para começar tudo no azul, primeiro você tem que ter em mente como é a sua relação com o dinheiro? Entender mais sobre essa conexão pode ser benéfica para as tomadas de decisão durante o ano inteiro e para o resto da vida, além de evitar dor de cabeça e situações de estresse e frustrações.

Por isso é muito importante entender e controlar todos os custos, planejar suas economias, conhecer o potencial do seu dinheiro e utilizá-lo para realizar seus sonhos.

Como colocar em prática?

Assim como nossa vida, não acordamos todos os dias super produtivos, imagine que a vida financeira seja como a relação com o estilo de vida saudável, você se dispõe a se alimentar bem, praticar exercícios físicos, mas nem sempre quer ou está com vontade, requer muita constância e disciplina, mas no final sempre vale a pena investir na sua vida, pois o resultado é satisfatório. Com o dinheiro é igual, porque lá na frente você enxerga todos os resultados desse esforço.

Como todo novo hábito, é preciso foco e dedicação para incorporar esses cuidados em sua rotina, confira algumas dicas pra te ajudar nesse processo:

Estabeleça metas

Ter objetivos claros e focados, pode te ajudar na hora de cuidar da sua vida financeira, afinal você já sabe quais são as suas prioridades. Uma dica legal é deixar esse plano sempre próximo a você e seu campo de visão. Em cima da mesa do trabalho, colado na geladeira e no celular também. Aí sempre que olhar você vai lembrar o motivo de estar investindo seu tempo, dinheiro e energia.

Estipule um teto de gastos

Poupar não significa que você vai deixar de fazer aquilo que gosta, a diferença está nas prioridades. Até porque nem sempre é possível cumprir com o que foi planejado. Mas, ter um limite pode ser importante para que você não gaste demais ou que falte dinheiro para uma possível emergência.

Tenha uma reserva de emergência

Como falamos no outro parágrafo, a vida é uma caixa de surpresas e não segue nenhum roteiro. Sabe aquele dinheiro que você tem guardado caso aconteça alguma coisa? Pois então, é ele mesmo! É importante criar uma reserva de emergência para situações inesperadas.

Para isso é preciso fazer uma reserva de emergência. A Banricoop oferece um planejamento completo em previdência que te permite a construção desta reserva e a garantia do bem-estar de quem você mais ama. Clique aqui e saiba mais sobre a Previdência Banricoop.

Praticar o autocuidado financeiro é basicamente entender sobre o seu estilo de vida e que o seu relacionamento com o dinheiro deve ser saudável. É cuidar de você e todos os gastos que te cercam.

Muitas pessoas vivem estressadas por causa da grana ao invés de aproveitar os momentos que podem ser aproveitados. E aqui na Banricoop a gente te ajuda a melhorar essa relação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *