Sobre nós
Conheça a Banricoop
A primeira cooperativa de crédito mútuo do Brasil.
A Banricoop atua e apoia uma cadeia de valor que beneficia o cooperado, a cooperativa e a comunidade.
Com a força do cooperativismo, oferecemos produtos e serviços financeiros de forma facilitada e de relacionamento próximo com todos os cooperados.
Histórico
Os cooperados
Composta por funcionários ativos e aposentados do conglomerado econômico do Banrisul: Funcionários do Banrisul, Badesul, Cabergs, Bagergs, Bem Promotora, Fundação Banrisul de Seguridade Social e respectivos familiares diretos.
Ao se tornar cooperado, você adquire uma cota da cooperativa, passando a ser dono, tendo voz sobre as decisões do negócio e participação dos resultados financeiros. É o que chamamos de Mutualidade Financeira, quando a participação e as decisões são tomadas por todos, através de um relacionamento de confiança que nos permite apoiar, crescer e fazer a diferença na vida dos cooperados.
Na Banricoop todos ganham.
Há mais de 78 anos cooperando para realizar sonhos.
Fundada em 02 maio de 1946 por um grupo de funcionários do Banrisul, a Banricoop é pioneira no cooperativismo de crédito mútuo urbano no Brasil. E desde seus primeiros dias tem por objetivos o incentivo ao hábito da poupança e a orientação financeira para o melhor uso dos recursos dos cooperados; a sustentabilidade econômica da cooperativa, e a promoção de melhorias sociais na comunidade.
O que nos faz diferentes é o pensar coletivo!
A Banricoop é nossa! Acreditamos que os grandes feitos são coletivos e que as melhores escolhas são aquelas que trazem resultados para todos.
COOPERATIVISMO DE CRÉDITO
Banricoop: a pioneira entre as cooperativas de crédito mútuo
A primeira cooperativa de crédito mútuo no Brasil foi a Cooperativa de Crédito dos Funcionários da Matriz do Banrisul Limitada – que deu origem à Banricoop. A principal característica deste tipo de instituição é, conforme a Portaria 1.098 do Ministério da Agricultura, as cooperativas que exigem um vínculo com os associados.
Princípios do cooperativismo
Vale a pena conhecer os princípios do cooperativismo. São sete itens que compõem a doutrina por trás de todas as organizações e regem suas atuações:
- Adesão livre e voluntária
- Gestão democrática
- Participação econômica dos sócios
- Autonomia e independência
- Educação, formação e informação
- Intercooperação
- Interesse pela comunidade
Por que aderir a uma cooperativa de crédito
Cooperado é dono, contribui para seu crescimento e de sua comunidade, com um propósito que quando o cooperado e sua cooperativa prosperam, a comunidade inteira ganha – um crescimento individual e mútuo.
Uma cooperativa de crédito é uma associação sem fins lucrativos, então há isenção tributária, esse detalhe pode garantir uma reserva financeira com rendimentos maiores. Que traz vantagens como taxas reduzidas, participação nas decisões e nos resultados financeiros e com um propósito de desenvolvimento e apoio tanto aos seus sócios quanto à comunidade.
Lado a lado com cooperado e conectados a sua essência.
Negócio
Intermediação, Serviços e Educação Financeira.
Visão
Ser reconhecida como cooperativa de crédito de referência positiva no apoio e desenvolvimento econômico e social sustentável de seus cooperados.
Missão
Propiciar o desenvolvimento do hábito de poupança e a colaboração como forma de realização dos projetos pessoais de seus cooperados.
Valores
Ética e seriedade: valores morais e cooperativistas norteando as ações.
Transparência: clareza e divulgação da prestação de contas e dos atos administrativos.
Mutualidade: compartilhamento de direitos e deveres.
Efetividade: atuação eficiente visando atingir os resultados planejados.
Profissionalismo: constante qualificação da equipe de operação, gestão e governança.
Autonomia: independência de gestão em relação ao Estado e às instituições de origem do quadro social.
Legalidade: cumprimento de normas, leis e regulamentos internos.
Responsabilidade socioambiental: ações e projetos que conscientizam as comunidades sobre a importância de preservar o meio ambiente.