Assembleia Geral

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DIGITAL

O Presidente do Conselho de Administração da COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS EMPREGADOS DO BANRISUL – BANRICOOP, sediada na Praça da Alfândega, 12, sala 301, Porto Alegre, RS, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social da Cooperativa, observado o disposto no art. 43-A da Lei nº 5.764, de 1971, bem como da regulamentação que lhe confere as Instruções Normativas nº 81 de 10/06/2020 e nº 01 de 24/01/2024 do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia,  convoca os senhores cooperados, que nesta data somam 6.802 (seis mil oitocentos e dois) para se reunirem em ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA a ser realizada de forma digital, conforme os indicativos abaixo:

DATA: 23 de abril de 2024

HORÁRIO: às 8h (oito horas) em 1ª (primeira) convocação com presença de dois terços (2/3) dos cooperados com direito de voto; às 9h (nove horas) em 2ª (segunda) convocação, com presença de metade mais um dos cooperados com direito de voto, e, às 10h (dez horas) em terceira e última convocação, com a presença mínima de 10 (dez) cooperados aptos a votarem.

AMBIENTE DIGITAL: mediante acesso ao link https://banricoop.elejaonline.com, o qual será enviado aos cooperados, previamente à Assembleia com as devidas instruções.

ORDEM DO DIA

  1. Eleição dos componentes do Conselho de Administração, cujo mandato se estenderá até a posse dos que vierem a ser eleitos na AGO de 2028 e eleição dos componentes do Conselho Fiscal, cujo mandato se estenderá até a posse dos que vierem a ser eleitos na AGO de 2026.
  2. Prestação de contas dos órgãos de administração, acompanhada dos pareceres do Conselho Fiscal e da Auditoria Externa, compreendendo:
    a) Relatório da Gestão;
    b) Balanços do Exercício Social;
    c) Demonstrativo das sobras ou perdas apuradas.
  3. Destinação das sobras líquidas apuradas ou rateio das perdas.
  4. Fixação do valor das cédulas de presença dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, dos honorários do Presidente do Conselho de Administração e do montante para suportar a remuneração dos membros da Diretoria Executiva.
  5. Deliberação sobre atualização da Política de Sucessão, em conformidade com a Resolução CMN 4.878 de 23/12/2020;
  6. Deliberação sobre atualização do Regulamento Auditoria Interna, em conformidade com a Resolução CMN 4.879 de 23/12/2020.
  7. Criação de Fundo de Reserva para Absorção de Impactos Normativos, em atenção à adequação para constituição de provisão para perdas esperadas associadas ao risco de crédito, conforme previsto pela Resolução CMN 4.966 de 25/11/2021 e aprovação do respectivo Regulamento.
  8. Sorteio dos inscritos para as bolsas de estudos do FATES.
  9. Outros assuntos de interesse social, sem caráter deliberativo.

OBSERVAÇÕES:

  1. A Assembleia Geral Ordinária ocorrerá de forma DIGITAL, portanto, o acompanhamento da Assembleia e a votação se dará através do site exclusivo https://banricoop.elejaonline.com. O ambiente digital da Assembleia poderá ser acessado a partir da internet através de computador, smartphone ou tablet. A documentação relacionada aos assuntos da Assembleia estará acessível durante toda a solenidade.
  2. O acesso ao ambiente digital da assembleia será feito mediante login com usuário e senha. Para receber a senha de acesso o cooperado deverá registrar seu interesse de participação, mediante inscrição no site https://banricoop.coop.br/assembleia até o dia 22/04/2024.
  3. O prazo para registro de chapas para o Conselho de Administração e de registro de candidaturas individuais para o Conselho Fiscal é a partir do dia útil seguinte à publicação deste edital, encerrando-se 7 (sete) dias corridos antes da data da A.G.O, ou seja do dia 04/04/2024 até o dia 16/04/2024; o registro das candidaturas deve ser realizado diretamente no ambiente digital da assembleia, no site https://banricoop.elejaonline.com, ou na sede da Cooperativa em dias úteis, no horário das 8h e 30min às 17h e 30min.
  4. Visando maior participação na Assembleia, os procedimentos de eleição indicados no item “1” da Ordem do Dia serão iniciados quando houver quórum de instalação da Assembleia e a votação terá duração de 9 (nove) horas, sendo que a apresentação e votação dos demais assuntos da Ordem do Dia serão retomadas às 17h30min, prosseguindo até serem finalizados todos os assuntos.
  5. Considerando que este Edital está sendo divulgado aos cooperados por meio de Comunicado publicado no site da Banricoop, não será feita a sua leitura durante a A.G.O. visando agilizar os trabalhos.

Porto Alegre, 3 de abril de 2024.

FRANCISCO EDGAR GONÇALVES FINAMOR

Presidente do Conselho de Administração

 


 

Resumo Assembleia Geral Ordinária Digital 2024

Ocorreu em 23 de abril, a AGO digital da Banricoop.

Este ano, a pauta da assembleia incluiu, além da aprovação das contas da administração e distribuição de sobras, a eleição dos conselhos de administração e fiscal e outras propostas. Confira a seguir as deliberações dos cooperados:

• Eleições do conselho de administração e conselho fiscal

A chapa eleita para o conselho de administração obteve 87,2% dos votos e está composta pelos seguintes cooperados, cujo mandato vai até a AGO de 2028:

Cirilo Thomas – Presidente
Adair Oliveira Dalenogari – Conselheiro
Dair Jose Segatto – Conselheiro
Edson F de Lima Bazana – Conselheiro
Francisco Edgar G Finamor – Conselheiro
Jorge Luiz Presotto – Conselheiro
Sandra Berto – Conselheiro

            Os candidatos eleitos para compor o conselho fiscal, cuja gestão vai até a AGO de 2026 são:

Lucio Mello da Fonseca – Conselheiro Efetivo
Márcio Schardosin – Conselheiro Efetivo
Nelson Sassi – Conselheiro Efetivo
Cila Maria Vieira Dos Santos – Conselheira Suplente

• Prestação de contas da administração é aprovada com 93,75% dos votos

O Relatório da gestão apresentado pela Diretoria trouxe as principais ações realizadas pela gestão no de 2023, focadas na aproximação com os cooperados, bem como a evolução dos números mais relevantes do negócio nos últimos 5 anos.

Os balanços e o demonstrativo da conta sobras e perdas foram detalhados pelo Presidente do Conselho, que explicou a origem e incremento dos valores.

A leitura do parecer da auditoria externa e do conselho fiscal foi realizada por representante deste órgão.

• Destinação das sobras

A proposta de destinação das sobras aprovada está composta da seguinte forma: R$ 150 mil para o Fundo de Contingência, R$ 550 mil para o Fundo de Reserva para Impactos Normativos (Res. 4.966/Bacen) e o saldo remanescente de R$ 323 mil distribuído igualmente entre os cooperados que realizaram operações de crédito ou aplicações no ano de 2023.

• Fixação de honorários e cédulas de presença

Aprovada por 76,2% dos votos, a proposta de reajuste de 4,5% sobre os montantes atualmente praticados, correspondente ao IPCA acumulado até fevereiro de 2024.

• Política de Sucessão

A política de sucessão sofreu atualização, para atendimento de base regulamentar do Banco Central do Brasil. Confira o texto atualizado clicando aqui.

• Regulamento de Auditoria Interna

Para estar em conformidade com as normas do Bacen, também foi aprovada atualização do regulamento de auditoria interna. Confira o texto atualizado clicando aqui.

• Criação de Fundo de Reserva e respectivo regulamento

Com ampla explanação e demonstração sobre os impactos de regulamentação do Bacen (4.966/2021) que afetará todas as instituições financeiras a partir de janeiro de 2025, especialmente em relação às provisões para perdas incorridas e perdas esperadas associadas ao risco da carteira de crédito, foi aprovada a criação do Fundo de Reserva para Absorção de Impactos Normativos e seu respectivo Regulamento. O Fundo terá o aporte inicial de R$ 550 mil destinado das sobras distribuídas nesta assembleia. Confira o texto do Regulamento neste link.

• Sorteio FATES

Com mais de 600 cooperados inscritos para concorrer às bolsas de estudos que são sorteadas anualmente na AGO, o sorteio foi realizado de forma on-line, tendo sido contemplados 57 cooperados e mais 11 suplentes. A lista completa dos sorteados pode ser conferida clicando aqui.

A AGO sempre é uma oportunidade de interação entre a gestão e os cooperados, além de dar transparência dos atos da administração. Cooperativismo se faz com participação! Participe!