Fuja das armadilhas: site te ajuda a assumir o controle das suas finanças pessoais | Blog | Portal Banricoop
Ir para o conteúdo principal

Blog


Fuja das armadilhas: site te ajuda a assumir o controle das suas finanças pessoais

Fuja das armadilhas: site te ajuda a assumir o controle das suas finanças pessoais

“No meu dinheiro mando eu”, é esse o mote da nova campanha realizada pela ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, uma entidade sem fins lucrativos. A intenção do projeto é conscientizar sobre educação financeira de uma maneira muito didática, utilizando exemplos práticos do dia a dia.

Disponível no site nomeudinheiromandoeu.com.br, as dicas ajudam o leitor a identificar armadilhas da publicidade, especialmente no varejo, que induzem à perda do controle financeiro em razão dos gastos excessivos e desnecessários. Outras dicas mais gerais sobre o incentivo ao consumo você pode conferir aqui.

Na seção armadilhas podemos encontrar exemplos que vão de brinquedos a pacotes de academia e oportunidades de renda extra – essa última cada vez mais comum na internet, atraindo pessoas necessitadas de dinheiro para esquemas duvidosos que só resultam em mais gastos. Confira a imagem abaixo:

O interessante é como o conteúdo mostra que, nessa área, nem tudo é preto no branco. Isso fica evidenciado pelas seções “a metade verdadeira”, “a metade duvidosa” e “a pura verdade”, presentes em cada exemplo das armadilhas. O motivo pelo qual esses anúncios atraem tantas pessoas e as convence a adquirir coisas que são ruins para suas finanças é que ao menos uma parte dos atrativos é verdade. Com esse fundo verossímil fica fácil induzir um desavisado a gastar mais do que deveria.

Os atrativos – verdadeiros ou não – funcionam como “empurrõezinhos” na hora de comprar. Sua função é de criar um desejo de maneira que a pessoa o perceba como natural ou dar o incentivo final para realizar um desejo de compra que já existia. Falamos sobre esse comportamento aqui.

De amplo acesso (não necessita de nenhum tipo de cadastro prévio, fornecimento de dados ou investimento), “no meu dinheiro mando eu” contribui para a desmistificação de ofertas e anúncios, bem como pode servir de inspiração para outras iniciativas do gênero. Se você já consegue não cair em armadilhas de gastos momentâneos e está pronto para pensar no futuro, conheça o nosso plano de previdência Prevcoop e invista no seu futuro com segurança.

Fontes:
ABRAPP.org
Nomeudinheiromandoeu.com.br

Comentários