Ir para o conteúdo principal

Blog


O que os jovens precisam saber sobre estabilidade financeira

O que os jovens precisam saber sobre estabilidade financeira

A não ser que a sorte grande bata à sua porta, a tão sonhada estabilidade financeira só será alcançada se planejada e perseguida desde a juventude. O diagnóstico vem do escritor norte-americano David Bach, autor da obra “Automatic Millionaire”. Após ter acumulado mais de um milhão de dólares ganhado apenas com um salário comum em seu país, ele presta consultorias financeiras. Por meio dessas experiências, Bach menciona quais os erros mais comuns entre as pessoas na relação com as finanças. Saiba:

1 – Ter um plano de previdência

Pelo menos 10% de renda deve ser destinado a essa finalidade, segundo Bach. Para o milionário, investir em previdência é vantajoso por diversas questões. Entre elas: muitas empresas costumam oferecer planos nos quais injetam participação junto aos funcionários que aderem. Assim, seus rendimentos são muito maiores. Além disso, trata-se de investimento com juros compostos – o que significa que o dinheiro que você ganhou de juros também vai render juros no futuro. “Contribuir desde os 25 anos é o ideal”, coloca.

2 – Investir na compra de uma casa própria

Apesar de muitos economistas afirmarem o contrário, Bach defende a compra de um imóvel o quanto antes. “Quando você se torna o proprietário de uma casa com o financiamento quitado, a segurança financeira está de fato alcançada”, afirma. Para ele, o financiamento de uma moradia é, sim, um investimento necessário e que proporciona estabilidade em alguns aspectos importantes da vida.

3 – Pensa em emergências

De maneira geral, existem três tipos de despesas: as fixas – como conta de luz; as variáveis, como mensalidades de um curso; e as de emergência. Ocorre que os jovens, normalmente, gastam tudo o que ganham. Não ter uma reserva financeira é um grande erro, porque em situações assim uma das primeiras consequências é o endividamento.

4 – Investir o dinheiro

Nem sempre organizar as finanças e decidir como investir o dinheiro é algo fácil. Conhecendo essas dificuldades, a Banricoop disponibiliza um atendimento especializado. A Consultoria Financeira tem como objetivo ajudar os cooperados a reorganizar suas contas, refinanciar dívidas e recuperar a saúde financeira do orçamento individual ou familiar. Consultoria Financeira Banricoop

Fontes:
Banricoop
Época Negócios
Pequenas Empresas Grandes Negócios

Comentários