Número de eleitores jovens cai 14% no Brasil | Blog | Portal Banricoop
Ir para o conteúdo principal

Blog


Número de eleitores jovens cai 14% no Brasil

Número de eleitores jovens cai 14% no Brasil

Na semana passada o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, publicou o perfil do eleitorado brasileiro para as eleições de 2018. São muitos os dados fornecidos e você pode encontrá-los aqui. Algo que chamou a atenção e contrariou expectativas é a diminuição dos eleitores jovens, aqueles de 16 e 17 anos que possuem voto facultativo. O número de aptos para votar nessa faixa etária caiu de 1.638.571 para 1.400.617, declínio de 14,53%.

Com as eleições de 2018 batendo à nossa porta de diversas maneiras, os dados do TSE nos fazem pensar nas mãos de quem repousa a força para decidir o destino do país, coisa que pode refletir nas propostas dos candidatos. A maioria do eleitorado é feminina (52%) e na outra faixa etária de voto facultativo, dos idosos acima de 70 anos, a situação foi oposta à dos jovens: aumentou 11% em relação às eleições de 2014.

Ainda que o voto para a maior parte da população brasileira seja obrigatório, é importante conversar com as pessoas que são isentas dessa obrigação para convencê-las a participarem desse momento da democracia. Discussões saudáveis sobre maneiras de melhorar a vida em sociedade sempre devem ser incentivadas, essa é uma das atitudes que podemos ter para cooperarmos enquanto coletividade.

Fonte:
Estadão

Comentários