9 dicas para economizar no supermercado | Blog | Portal Banricoop
Ir para o conteúdo principal

Blog


9 dicas para economizar no supermercado

9 dicas para economizar no supermercado

Ir ao mercado é uma tarefa inevitável e inadiável. É possível optar por mercearias e hortifrútis menores ou vizinhos para economizar e conseguir produtos de melhor qualidade, mas é difícil evitar o contato com a variedade e as atrações das grandes redes do varejo. Pensando nisso, vamos às dicas para evitar o gasto desnecessário na hora das compras que realmente importam:

1. Planeje o cardápio da semana

Ao montar um cardápio semanal, você vai conseguir ter mais foco nas compras porque saberá ao certo quais produtos precisa comprar. Com foco na praticidade e saúde, temos essas dicas de como montar em casa aquelas saladas de pote para levar ao trabalho.

2. Faça uma lista de compras

Quando você cria o hábito de fazer uma lista, acaba reduzindo o tempo gasto com as compras e ainda controla o orçamento. Para não perder muito tempo escrevendo todos os itens na hora de sair de casa, é legal já ir anotando os produtos em falta alguns dias antes. Assim, metade da sua lista estará pronta quando decidir ir ao mercado, além de não ter risco de esquecer algo na pressa de sair.

3. Confira os preços ao passar pelo caixa

Quem nunca pegou um produto na prateleira pelo preço X e quando passou no caixa o valor registrado era outro? Mesmo uma diferença de centavos pode trazer impactos para o seu orçamento. Portanto, não esqueça de sempre conferir os preços na hora de pagar.

4. Faça uma horta em casa

Gosta de plantas? Procure um espaço bem arejado e iluminado na sua casa para cultivar algumas hortaliças, ervas e outros alimentos de fácil cultivo. Além de economizar dinheiro, outra vantagem é ter produtos fresquinhos sempre à mão. Já falamos sobre essa vantagem aqui.

5. Cuidado com as promoções

Promoção é uma palavra muito boa de ouvir. Porém, é preciso ter cautela na hora de aproveitar essas oportunidades no supermercado. É comum encontrar pelas gôndolas o famoso “Leve 3, Pague 2” ou promoções que misturam produtos. É importante pensar o quanto você precisa daqueles itens extras e também verificar a data de vencimento desses produtos em promoção.

6. Não faça compras com fome

Existe um ditado que diz “gato com fome lambe sabão” – a pessoa com fome pode aceitar qualquer coisa minimamente atrativa que surja no caminho. No mercado as tentações são muitas, então pelo bem da sua saúde e do seu bolso, vá alimentado às compras.

7. Evite comprar produtos perecíveis mensalmente

Apesar da compra mensal ser bastante cômoda, este hábito pode não ser o mais interessante, principalmente quando o assunto são os produtos perecíveis. Carnes, frutas, verduras e alguns produtos já prontos para o consumo possuem correção de preços constantemente. Além disso, o prazo de validade costuma ser mais curto. Comprar semanalmente te possibilita aproveitar mais promoções e adquirir produtos mais frescos.

8. Prefira frutas e verduras da estação

Frutas, legumes e verduras da estação normalmente são oferecidos com preços menores. A vantagem de morar no Brasil é que em toda estação podemos aproveitar um leque bem diverso de produtos do hortifrúti. Com isso, você consegue poupar e ainda diversificar sua alimentação.

9. Deixe os filhos em casa

Sempre que possível, não vá ao mercado com seu filho para fazer compras grandes. Além de atrapalhar sua concentração (te fazendo confundir itens ou esquecer de alguns), é muito provável que seu filho vá querer levar coisas desnecessárias para casa. A ida ao mercado pode, entretanto, ser um bom momento para ensinar educação financeira às crianças, mas prefira isso em uma ida mais rápida e num dia em que você esteja com paciência para explicar.

Para acompanhar essas e outras dicas de como lidar com suas finanças, consulte sempre nossa seção de Educação Financeira.

 

Fonte:
Toro Investimentos

 


Comentários