4 Mentiras que te incentivam a comprar demais | Blog | Portal Banricoop
Ir para o conteúdo principal

Blog


4 Mentiras que te incentivam a comprar demais

4 Mentiras que te incentivam a comprar demais

Talvez você tenha notado que no último domingo foi dia primeiro de abril, conhecido como dia da mentira. Em se tratando de compras, incluindo compras online, o que não falta é vermos inverdades espalhadas por aí para incentivar a compra desenfreada. Pensando nisso, elaboramos uma lista das mentiras mais comuns sobre consumo para que você não caia nelas:

Eu mereço

Você certamente merece muitas coisas na vida, mas se for usar esse argumento para comprar qualquer coisa que apareça pela frente, vai enfrentar problemas. “Merecer” o que quer que seja e precisar daquilo são coisas diferentes.

Está em promoção

Esse motivo só é válido para algo que você já precisava, mas não comprou antes apenas em razão do preço. Não deixe o valor diminuído criar em você uma ânsia que não existia antes.

Eu preciso

Apesar de diferentes, os conceitos de precisar e querer ou merecer costumam ser confundidos. A ausência daquele bem ou serviço realmente te atrapalha no dia a dia ou você fica apenas chateado de não o possuir? Se for a segunda opção, você não precisa dele.

Está na moda

Como se sabe, modas vêm e vão. Ao parar para refletir, você certamente se lembrará de produtos e serviços que adquiriu na vida para seguir uma tendência e depois se arrependeu porque não valeu a pena ou era uma bobagem passageira.

É melhor para o seu bolso e para o planeta que você siga o princípio dos três R: reduzir, reutilizar e reciclar. Reaproveitar as coisas que você já tem é um importante passo no caminho do consumo consciente, evitando gastos desnecessários e produção de lixo excessivo.

Fontes:
Blog ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios
Ministério do Meio Ambiente
 

Comentários