Emoções e opiniões em movimento | Blog | Portal Banricoop
Ir para o conteúdo principal

Blog


Emoções e opiniões em movimento

Emoções e opiniões em movimento

Em tempos de comunicação digital, até as demonstrações de emoções, ideias e opiniões ganharam novas formas. Quem nunca mandou ou recebeu um GIF – aquela imagem em movimento – como resposta de uma mensagem. “Um GIF animado vale por muitas palavras” é o que acreditam os adeptos desse tipo de expressão.

Ao contrário de criar um distanciamento, segundo especialistas, o GIF pode reforçar os sentimentos positivos ou aliviar a tensão em assuntos delicados. Uma careta da cantora Gretchen, por exemplo, pode possuir uma força de expressão mais eficiente do que escrever sobre como algo lhe deixa chateado. Por ser divertido, acaba dando leveza para a mensagem e permite que você expresse o que está sentindo.

Em vez de dizer “estou tão feliz!”, muitos preferem o GIF em que personagens do seriado “Friends” saltitam, empolgados. O GIF animado não é apenas um modo eficaz de transmitir uma emoção ou estado de espírito. Ele também pode revelar muito sobre o contexto cultural e social em que vivemos.

Um pesquisa recente publicada no jornal The New York Times concluiu que o público brasileiro prefere os GIFs animados e fotos para demonstrar afeto. Já nos Estados Unidos, os emojis mais usados expressam humor, enquanto na Alemanha são de raiva e tédio.

Foram analisadas peças populares de Brasil, Índia, Itália, México e Estados Unidos, a partir de dados fornecidos pelo Giphy, o mais conhecido buscador de GIFs. Desde 2013, o site armazena imagens enviadas por usuários, além de criar seus próprios GIFs. O Giphy cataloga o material de acordo com emoções, características demográficas e referências culturais.

Fontes:
Nexo Jornal
Época Negócios
 

Comentários