Educação financeira será um dos temas transversais do novo ensino fundamental | Blog | Portal Banricoop
Ir para o conteúdo principal

Blog


Educação financeira será um dos temas transversais do novo ensino fundamental

Educação financeira será um dos temas transversais do novo ensino fundamental

Algumas escolas particulares já vinham há algum tempo implementando abordagens sobre esse assunto nas mais diversas faixas etárias e eixos temáticos, porém quase sempre de maneira opcional e sem muito aprofundamento. Com as mudanças estipuladas pelo governo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o assunto passará a ser tratado também nas redes estaduais de ensino.

Uma das instituições preocupadas com a inserção da educação financeira nas escolas é a Associação de Educação Financeira (AEF-Brasil), que defendeu a inclusão do tema de maneira transversal, e não em disciplinas específicas. Segundo a superintendente da entidade, Cláudia Forte, as secretarias devem inspirar-se nos casos de sucesso.

A implementação da educação financeira nas escolas deve ocorrer até 2020.

Interdisciplinar

Escolas já têm experimentado como incluir a educação financeira em aulas que vão além da Matemática. Para educadores ouvidos pelo Estado, a interdisciplinaridade contribui para que os alunos reconheçam o conceito em seu dia a dia. 

História

Na área de Humanas, aulas sobre o surgimento da moeda, a função do dinheiro na sociedade e hábitos de consumo em diferentes momentos da civilização, por exemplo, podem servir para introduzir o assunto.

Geografia 

O tema pode ser apresentado com explicação de assuntos de atualidades, como a globalização de mercados, fluxo de mercadorias, balanças comerciais, e até novidades como a economia compartilhada.

Projetos 

A BNCC também estimula a criação de projetos extraclasse que sirvam para desenvolver habilidades socioemocionais e reforçar a conexão entre o ensino e a realidade do aluno. Nesses projetos, que não são necessariamente vinculados a nenhuma disciplina, é possível desenvolver atividades como a simulação de compra e venda, feiras de troca e oficinas de empreendedorismo.


Educação financeira é um tema muito importante para nós. Foi pensando nisso que iniciamos uma série de vídeos do Projeto Educar que você encontra na nossa página no Facebook ou abaixo:

Fontes:
Estadão
Vida e Dinheiro


Comentários