Ir para o conteúdo principal

Blog


Como construir seu futuro com solidez e sem desespero

Como construir seu futuro com solidez e sem desespero

A vida é um constante mudar e reajustar das coisas, mas isso não nos impede de fazer planos – e nem deve impedir. Dentre todos os planos que uma pessoa pode fazer, os que envolvem carreira são delicados porque afetam questão financeira, social e até amorosa.

Não existe um momento certo para você planejar os rumos da sua carreira, pelo contrário, que esta é uma revisão que deva ser feita constantemente. E isso começa lá atrás, ainda na escola. Quanto mais a pessoa fizer o exercício de pensar no seu futuro profissional, revisitando-o sempre, mais chance ela tem de alcançar os seus objetivos, ser feliz e se sentir realizada.

Profissão e carreira

Profissão é aquilo que a gente aprende na escola e carreira é aquilo que optamos. Ou seja, enquanto a profissão está relacionada àquilo em que você se formou, a carreira é o caminho que você escolheu seguir. Embora andem juntas, são coisas totalmente independentes.

Para onde quero ir

No clássico “Alice no País das Maravilhas”, o gato fala para Alice: “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Por mais que a frase de Lewis Carroll esteja batida, ela se encaixa perfeitamente para quem pensa na sua carreira. Não adianta pensar no que fazer se não se sabe o que quer. O primeiro passo, portanto, é definir os objetivos de vida (e revisitá-los sempre, lembre-se).

Não se isole

Toda carreira é de propriedade individual. Isso significa que é sua responsabilidade planejá-la e gerenciá-la. É você quem deve ser o protagonista desta história. No entanto, isso não significa que você deva caminhar sozinho. Não faça da jornada de sua carreira uma trilha solitária:  compartilhe suas vivências, busque a opinião de profissionais mais experientes ou de outras áreas.

O que tenho e o que terei

Quanto mais experiências diferentes vivemos, mais desenvolvemos nossas habilidades. Então, é importante que você tenha claro quais são as habilidades que te definem hoje e quais são as novas experiências que você planeja viver e quais habilidades isso irá ajudá-lo a desenvolver.

De olho no mercado

Dizem que “sorte é estar preparado para quando as oportunidades surgem”. Sim, essa frase é válida e nunca sai de moda. Busque sempre estar informado, acompanhe as mudanças e tendências: tudo isso faz parte do processo de reflexão na busca pelo caminho que melhor conversa com suas habilidades e objetivos. É resolvendo essa equação que você vai conseguir fazer suas escolhas de carreira.

Se o que falta para a realização dos seus projetos a longo prazo é uma ajudinha na questão financeira, conte com o CrediEnsino e nossos convênios com instituições de educação.

Fonte:
Revista Exame

Comentários