Ir para o conteúdo principal

Blog


5 dicas para o momento de comprar um imóvel

5 dicas para o momento de comprar um imóvel

Ter o próprio imóvel ainda é o sonho da vida de muita gente. Mas, como todo grande investimento, é necessário que se tenha muitos cuidados nessa hora. São diversas coisas para avaliar e tudo pode ficar ainda mais confuso para quem não tem experiência com imóveis ou com negócios que envolvam altos valores a serem quitados a longo prazo. Pensando nisso, essa lista vai indicar alguns itens importantes para avaliação antes de fechar negócio:

  1. Faça a pesquisa de crédito em instituições financeiras: Antes de mais nada, é preciso saber quanto dinheiro você poderá dispor para não dar um passo maior do que a perna. Para complementar seus recursos ao adquirir um imóvel ou reformar, a Banricoop tem o CrediConstrói, que você pode conhecer melhor aqui.

  2. Saiba exatamente o que você precisa: Pretende morar sozinho? Caso contrário, há planos de expandir a família num futuro próximo? Casa ou apartamento? Algumas dessas questões podem ser mais sérias, mas é necessário avaliar o assunto para saber do que você necessita antes de sair procurando por qualquer coisa.

  3. Não tenha pressa: É difícil manter a calma quando encontramos o que parece ser exatamente o que tínhamos em mente, mas nesse momento é preciso ser sensato. Visite o local em diferentes horários e dias da semana, observe questões como ventilação e luminosidade natural, repare na vizinhança e questione tudo que não lhe parecer claro.

  4. Pense no futuro do imóvel: Claro que a ideia é que ele seja sempre seu, mas é importante avaliar o potencial de (des) valorização que aquele imóvel pode apresentar, bem como as possíveis dificuldades em repassá-lo. Consulte um especialista externo à negociação, se preferir.

  5. Conheça o negociante: Seja imobiliária, construtora ou vendedora, pessoa física ou jurídica, saber com quem você está realizando esse negócio tão importante é primordial. Pesquise na internet, em sites de reclamações e busque referências antes de firmar contrato.

Caso deseje saber mais sobre o assunto, a matéria completa elaborada pelo Estadão está disponível nesse link. Você, associado Banricoop, pode contar com a gente ao realizar seu sonho do imóvel próprio com prazos flexíveis e atendimento personalizado.


Comentários