A melhor maneira de começar um e-mail profissional | Blog | Portal Banricoop
Ir para o conteúdo principal

Blog


A melhor maneira de começar um e-mail profissional

A melhor maneira de começar um e-mail profissional

"Olá" é casual demais? "Querido" é excessivamente íntimo? “Prezado” é muito formal? Descobrir como iniciar um email – especialmente quando estamos  escrevendo para alguém que não conhecemos bem – pode ser um verdadeiro desafio. Esse ponto de partida define o tom e pode moldar a percepção do destinatário sobre nós, além de determinar se ele continuará lendo. Então, sim, é muito importante acertar na saudação.

É claro que a maneira perfeita de começar um e-mail dependerá de quem é o destinatário. No entanto, em geral, quando estamos escrevendo um e-mail profissional para alguém que não conhecemos muito bem, há algumas opções mais seguras e outras que devemos evitar.

Outro ponto fundamental é não errar na grafia do nome. "Muitas pessoas têm sentimentos fortes sobre o que você faz com seus nomes e como lida com eles”, explica Barbara Pachter, especialista em etiqueta de negócios, em entrevista ao Business Insider.

Melhor opção

'Olá (primeiro nome), ...'

Se quiser torná-lo um pouco mais formal, você sempre pode usar o sobrenome da pessoa: "Olá Sr. Martins, ..."

"A razão pela qual eu gosto deste é que é perfeitamente amigável e neutro”, diz o especialista Will Schwalbe. É também o favorito de Pachter. Ela explica que é uma maneira segura e familiar de se dirigir a alguém, quer você conheça ou não.

Também aceitável

'Olá a todos,...’

Se você está falando com um grupo de pessoas, Pachter aconselha essa saudação.

Cumprimentos a evitar

'Oi!'

Isso é bom para usar com nossos amigos, mas a saudação muito informal deve ficar fora do local de trabalho. Não é profissional – especialmente se não conhecemos a pessoa.

'Olá (apelido), ...'

Não devemos tomar a iniciativa de chamar Caroline de “Carol” ou Leonardo de “Leo”. A menos que a pessoa tenha se apresentado usando um apelido ou use na assinatura de seus próprios e-mails.

(Sem saudação)

Não é recomendável deixar de fora a saudação. "Você vai parecer mais amigável se inclui-la na abertura do email", garante Pachter.

Fonte
Business Insider

Comentários