Ir para o conteúdo principal

Blog


8 de março, o dia delas

8 de março, o dia delas

Hoje é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data escolhida pela ONU em 1975. Muito antes disso as lutas que pertencem às mulheres ao redor do mundo já tinham dias de celebração, protestos e discussões nas mais variadas datas. A ONU Mulheres anunciou que o tema para 2018 é “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres” – a fim de evidenciar as mudanças tentadas e conseguidas em prol umas das outras.

O 8 de março é marcado por diversas homenagens e demonstrações de carinho direcionadas às mulheres, mas não podemos esquecer da razão pela qual esse dia existe. A diferença salarial entre homens e mulheres, por exemplo, pode chegar a quase mil reais no Brasil – dados do IBGE apontam que, quanto maior o grau de escolaridade, maior a diferença salarial.

Junto com todo o amor, respeito e admiração que dedicamos no dia de hoje às mulheres ao nosso redor, precisamos refletir sobre todas as injustiças contra elas que presenciamos e ajudamos a perpetuar todos os dias ao nos omitirmos. Ouça mulheres, leia mulheres, respeite mulheres, ajude mulheres: a cooperação é possível em todos os âmbitos da vida.

Fontes:
G1 Economia
Nações Unidas - ONU Brasil
Wikipedia

Comentários